Caminhadas com crianças: repetimos a rota do Puerto de Navacerrada até a Bola del Mundo

Neste verão, voltamos a repita com o pouco, com onze anos, e seus amigos, doze anos, a ascensão a Bola do mundo a partir do porto de Navacerrada. Lembro que é uma atividade de caminhada, recomendada para crianças e com um grau moderado de dificuldade. Eles correm seis quilômetros, ida e volta e sobe dos 1.836 metros do porto de Navacerrada até o 2.257 metros em que é a bola do mundo. No decorrer deste ano, conhecemos várias famílias com seus filhos e também outras pessoas que estavam andando sozinhas ou em casal. Além disso, vimos os ciclistas habituais que escalam, alguns fazendo moedor e outros a uma taxa um pouco mais alta pelas encostas íngremes de cimento.

Esse ano eu acho que acordamos cedo e fomos muito mais rápidos que o anterior. Conhecer a estrada nos garantiu algumas surpresas, embora este ano ao parar para comer pela primeira vez tivemos que correr porque uma vaca, que fazia parte de um grande rebanho com bezerros incluídos, ele foi ver o que estávamos fazendo e decidimos sair antes que ele tomasse uma decisão perigosa. Mais do que uma vaca, parecia uma cabra por causa de quão bem se movia entre as rochas. Às 11:45 chegamos ao Baile do Mundo e às 12:30 partimos para chegar às 13:30 no mítico Arias Sale e tome um refrigerante bom e refrescante.

Este ano, também fizemos duas paradas para comer, embora o refrigerante final também tenha sido acompanhado por um pequeno lanche que as crianças devoraram. Eu acho que as crianças se divertiram muito e novamente eles aceitaram o desafio e responderam obtendo uma nota excelente. O que me deu a sensação é que a estrada não tinha mais muitos estímulos nem era um desafio nem especial nem atraente, por isso teremos que mudar à procura de um novo destino.

O melhor foi o clima que nos respeitava sem vento, com muito sol e sem nuvens, de modo que as toucas e o creme eram fundamentais para se proteger do sol. Além disso, as crianças estavam equipadas com roupa térmica para evitar o frio da manhã, embora quando o sol começasse a esquentar se livrassem deles.

Este ano, estávamos muito bem equipados com bons lanches e muita fruta. As crianças devoravam tudo o que podiam em cada parada, embora desta vez eu tenha restado comida e bebida. O refrigerante de Venta Arias, daqueles 350 mililitros, caiu inteiro e tenho dúvidas se mais teriam caído se nos tivessem servido.

Agora só podemos procurar outro desafio, que é da altura, para que as crianças sejam motivadas e empolgadas. Por enquanto, pode-se dizer que eles são fenômenos de caminhada porque se comportaram lindamente, respeitaram a montanha, aplaudiram entre si e alcançaram, novamente, o mais alto. Esperamos vencer em breve novos desafios e pedir que incentivem outras famílias que desejam concluir essas aventuras extraordinárias.

Em Peques e mais | Caminhadas com crianças: percurso do Porto de Navacerrada ao Baile do Mundo, Excursões para crianças na Serra de Madri, Javier Zarzuela Aragón: “brinquedos sofisticados são uma falha real nas excursões ao campo ou às montanhas”